sábado, 6 de novembro de 2010

O racismo e Monteiro Lobato

25


Já havia ouvido rumores a esse respeito, e quem lê Monteiro Lobato desde sempre está acostumado com forma caricata como descreve seus personagens. Pois bem, após tantos anos como alicerce para crianças que tem por base os livros do Sítio do Pica Pau Amarelo como incentivo para iniciar a leitura, o MEC resolveu banir os livros do escritor das escolas públicas. Antes o que era basicamente leitura obrigatória para todos em sua fase de crescimento, hoje é proibido.

Não há razão alguma para o MEC querer impor censura aos livros de Lobato somente por descrições que faz de alguns personagens, como por exemplo tia Nastácia, a quem chamava de "negra beiçuda". A forma por vezes caricatural que usava para descrever seus personagens faz parte de sua escrita e do jeito que lhe é próprio. Infelizmente, o nosso ministério da educação pouco se importa com coisas que realmente são importantes, tomando decisões por vezes absurdas, como quando resolveram acabar com o problema da repetencia, não dando melhor ensino aos estudantes, mas sim implantando o sistema de aprovação automática. O mesmo fazem agora com os livros de Lobato, um oásis em meio ao deserto, pois é uma das poucas coisas boas que persistem nas escolas públicas e constavam na cartilha dos estudantes. Se fosse assim, diversos escritores deveriam ser proibidos por determinado termo usado de forma exemplificativa ou caricatural. O que dizer então do Samba do Crioulo Doido, de Sérgio Porto?

A obra de Lobato é um marco na literatura brasileira e na formação de nossas crainças. A elite letrada precisa entender o contexto em que está encaixada a obra do escritor antes de taxá-la de racista. É preciso avaliar o momento histórico e fazer disso algo a mais para acrescentar aos estudos dos jovens, e não banir algo que faz parte da formação educacional. Há diversos casos em que escritores foram proibidos e tidos como rascistas, como Mark Twain, em seu Huckleberry Finn e Shakespeare, em O Mercador de Veneza, quando foi acusado de antissemitismo.

Espero que as manifestações populares vença sobre a estupidez letrada, como já ocorreu diversas outras vezes, e que todos tomem consciência de que a época em que os livros eram queimados em fogueiras ou guardados a sete chaves em bibliotecas secretas já passou faz muito tempo.

25 comentários:

aff, era só o que me faltava... Mas sempre foi assim, as coisas boas sempre foram banidas do nosso meio e nós nem sempre nos demos conta...

Eu acho engraçado, o pessoal está desocupado, dai querem fazer algo para mostrar que estão trabalhando e só complicam ainda mais. Censurar as obras de monteiro lobato por ser racista? Meu deus! A forma de ocultar traços da cultura negra é o racismo mais "cruel" existente.

O que pensaram? Tio Barnabé é um negro mendigo fumando crack? Por favor hein! o MEC fede!

http://umdiaentenderei.blogspot.com/

Bem,
Crianças desde pequenas tem de ser acostumar com um mundo realista. Não de maneira brusca, mas tem. Crescer abobada cantando Xuxa é que não dá.
"Negra beiçuda" é porque ela é uma negra beiçuda! Cadê o preconceito? Oras, é porque ela cozinha? Então se fosse uma branca cozinhando, será que seria preconceito contra os brancos?! Pô, Lobato só retratou a época dele.
E se for pra banir maus exemplos, então vamos banir também os gibis da Turma da Mônica. Quem sabe o MEC vá dizer que a Mônica induza a violência, o Cascão a desobediência e o Cebolinha e o Chico Bento confusões ortográficas.
Mas é cada uma, pff.

Isso é o de menos, as crianças crescem escutando coisa pior, aqueles funks com linguagem tão imprópria, filmes, até a novela das 8. Os livros do Monteiro Lobato pelo menos trazem cultura, que é importante no país!

É sério isso?
Estão censurando Monteiro Lobato?
É difícil de acreditar, mas se for verdade, mas uma prova que essas organizações são comandadas por gente de cérebro pequeno...
Proibe as novelas da Globo que são muito mais preconceituosas...

É no mínimo revoltante ver obras clássicas sendo tiradas do âmbito escolar dessa forma. Lobato escrevia como de forma condizente com seu tempo, ele era crítico Jeca tatu esta ai pra provar isso, mas não preconceituoso.
A forma como o regionalismo nordestino e mostrado em algumas obras antigas e principalmente nas novelas também é forma de preconceito se formos ver o mundo dessa forma.
Digam o que quiserem os meus livros estão a salvo e meus filhos conhecerão Narizinho, Tia Nastácia, Pedrinho e tudo mais vindo de Lobato, pelo qual tenho grande admiração.

O MEC devia era se preocupar com o péssimo ensino que é ofertado aos alunos. Eu já li todos os livros de Monteiro Lobato da coleção Sitio do Pica-pau amarelo e eu sou negra, mas nunca me senti ofendida com as descrições dele. Muito pelo contrário, me fascinava, pois eu podia desenhar os personagens em minha mente. Que coisa estupida essa de proibi-lo. Mandou mal MEC.

É complicado. Poderia até ser justificável essa atitude do MEC, mas acredito que existam outras prioridades na área das discriminações que tenham mais urgência de solução.
Parece que falar de racismo virou moda.
Por que o MEC não se preocupa com o bullying e violência nas escolas públicas?
Quer saber, isso é falta de compromisso com os verdadeiros problemas do Brasil.

oi valeu pelo comentario na meu blog, vou te seguir e colocar teu banner ja no meu!
Como vc participou bem legal la do meu post vou participar do seu tb!
Eu acho monteiro lobato um grande escritor q marcou a literatura brasileira, mas tenho que concordar quando falam que não é o melhor livro a ser aprovado numa grande curricular de uma escola! Essa obra que foi retirada da grade (Caçadas do Pedrinho) tem relatos altamente racistas mesmo! se vc ler vc vai notar isso tb! n eh soh comparacao do tipo negra beiçuda, mas ele fala como o fato dela ser negra contribui para ela n ser educada qt os outros, ela n entender nd... e isso eh falado na obra abertamente! agora isso eh apenas a minha opiniao claro! eu li o livro a um tempo atraz e notei q ele era bem racista...

Acho construtiva a discurssao, espero n ter lhe ofendido de alguma maneira
bjus
AecoChata

Eu não sabia dessa. Mas realmente éum absurdo. MOnteiro sempre foi referência na educação e literatura para crianças. Agora, o MEC se apega a uma banalidade dessas e proibes as hobras?...
Ninguém merece.

Baita texto! Muito bom, e em relação ao assunto, é ridículo o MEC fazer isso. Eu, e olha que tenho 15 anos, não seria a mesma criança sem as obras de Monteiro Lobato.

Ah já tinha visto isso em alguns jornais, Mas acho que nao foii essa a intenção que ele queria causar ele queria aprenas colocar um pouco da linguagem brasileira, Afinal todos falamos mas se vier da boca de um famoso é diferente, Parabéns pelo blog, mas enquanto a postagem ela tá ótima mas acho q você deveria ter dado uma resumida um pouco nela. sucessos

Quando os que comandam rezam por uma só cartilha dá nisso.O politicamente correto é um entrave para que observemos as diferenças que o mundo têm.Monteiro Lobato é um marco da nossa cultura,escreveu numa outra época,retratando a realidade daquele momento.Deixem ele em paz!

o cara é um dos maiores escritores do país
talvez o mais importante em obras infantis
e ae vem um babaca e resolve censurar ¬¬

Se não fosse O Grande Monteiro Lobato, talvez a mioria dos comentários fosse diferente... Se ele retratava uma época, vai explicar para uma criança isso hoje em dia, o livro tem sim um linguajar preconceituoso, e não é porque a obra é de Monteiro Lobato que vamos tapar os olhos para isso. E sim, o MEC tem muito mais coisa pra se preocupar, também.

Grande Abraço.
Bons Ventos!!

não achei certo banir as obras. É literatura! O mec ficou louco. Daqui a pouco a gente não vai oder ler mais nada, porque vão achar coisa em tudo. Por que ninguém baniu a bíblia ainda? Tem tudo, incesto, assassinato, tortura...
Um professor falou, nem sei em qual jornal foi, mas ele disse que não é preciso banir, mas sim contextualizar!

na minha opiniao nao tem oque sensura tem que sensura as pessoas...kkkkkkkkk

O racismo precisa acabar no Brasil urgentemente. Parabéns, sucesso ao Blog. Beijos.

http://viverapenas.blogspot.com

Passando aqui so para lher parabénizar pois seu blog esta sensacional
visita o meu: http://aufanaticos.blogspot.com/

criança não ve maldade em nada,portanto não tem o pq de querer censurar os livros ate pq são muito bons e tbm nao vejo nada de mais que posso prejudicar as crianças

Se eu digo: o Seu preto, isso poderia sim ser considerado racismo já que o "seu" da toda uma idéia de desprezo.

Tudo depende da entonação e modo de falar.

"O preto vem aqui" isso para muitos é considerado racismo, mas se você é uma dessas pessoas, pense de novo e verá que nessa frase, não existe preconceito algum.

"O branco vem aqui" isso seria considerado racismo pra você?

Obviamente não, porque as pessoas não se ofendem em serem chamadas de branca. Porem como eu disse antes tudo está no modo de falar. Se eu disser "O seu branco vem aqui" novamente o "seu" passa uma idéia ofensiva.

Claro esse é apenas um de muitos exemplos. Mas essa idéia se estende a tudo que foi escrito por Monteiro Lobato. A maldade esta na cabeça de quem lê. O preconceito esta em não aceitar quer preto é uma cor assim como o branco.

O problema é pensar que a palavra "preto" é uma coisa ruim, o que não é verdade.

As pessoas chegaram em um nível de ignorância que tratam negros como se fossem doentes. No subconciente dessas pessoas, já esta assumido que ser negro é algo ruim algo desfavoravél, algo incomodo, ruim.
E assim como não maltratamos uma pessoa portadora de uma determinada doença, também identificam que é errado ser preconceituoso com negros. É assim que pensam as pessoas que condenaram Monteiro Lobato.

Concordo com vc Higor...o que eu quis passar foi exatamente o que disse, tudo depende da entonação, mas hoje em dia não se pode falar um "a" que já é considerado como racismo. Pretos e brancos são iguais e devem ser tratados da mesma forma. Daqui a pouco vão dizer que é preconceito falar "ele tinha uma alma negra" ou "seus pensamentos eram negros". Fala sério!

Pois é, absurdo este. Tudo pq pelo jeito, nem o MEC sabe o q deveria ser ensinado às nossas crianças desde cedo: isto é ficção, e como tal, necessariamente não rep´resenta a opinião do autor/ obra. Bom, se muita gente no ensino superior ainda não aprendeu isso, o que fazer?
É uma pena.

Grande abraço! ^^

isso sempre acontece , coisas boas são sempre banidas :X