quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Um pouco de arte...

20

Hoje vou falar aqui de um dos meus pintores preferidos, Joseph Mallord William Turner. William Turner nasceu no ano de 1775 em Covent Garden, no interior da Inglaterra. Logo na infância, o pequeno Joseph teve seu talento reconhecido pela família, que passou a vender suas pinturas. A fama se espalhou e Turner passou a receber diversos convites para desenhar prédios em perspectivas e acabou ingressando como estagiário na Escola de Belas Artes da Royal Academy. Pouco após expor sua primeira obra, foi convidado para associar-se à entidade e logo após acabou montando sua própria galeria, permanecendo como professor da Royal Academy até o ano de 1837, quando pediu demissão. Continuou pintando e viajando pelo mundo, até falecer em Chelsea, no dia 19 de dezembro de 1851.

Turner procurava fazer as perspectivas de suas pinturas com fumaça, neblina, nuvens e sombra, inspirando-se sempre em paisagens naturais, com mares e florestas. Segundo Cyrus Redding, "Turner viu algo no aspecto do mar que ainda não havia sido notado". O pintor se tornou incompreensível para muitos de seu tempo, vezes sendo tratado por impressionista, vezes por expressionista e outras por futurista estético. Entretanto, não ligando muito para a escola que seguiria, Turner mergulhou-se nos estudos sobre a cor, para ele a grande protagonista das pinturas.

A seguir, algumas das mais famosas obras do pintor:

Chuva, vapor e velocidade - O grande caminho de ferro


Em uma viagem que o pintor realizava, teria observado pela janela um trem atravessando uma ponte, identificando-a como sendo a de Brunel, sobre o rio Tâmisa. Fascinado com a imagem, fechou os olhos até memorizar a cena para depois poder colocá-la na tela. Nessa pintura podemos ver a abstração de Turner com relação à forma convencional, mostrando o desapego das formas dos elementos. A pintura foi realizada nos primórdios do Realismo, no ano de 1845.

Pescadores em alto mar / Pescadores no mar




As duas obras foram pintadas no mesmo ano, por isso no mesmo ítem. Tema de diversos trabalhos de William Turner, o mar sempre o intrigou muito e fez com que desenvolvesse suas técnicas de pintura - revolucionárias para a época - como os jogos de luz e sombra que fazia, dando um aspecto único para suas telas. Nota-se que o brilho e a sensação de movimento são fatores únicos e indispensáveis da obra de Turner.

O Grande Canal, Veneza

A primeira visita empreendida por Turner à Itália foi no ano de 1819. Ficou impressionado com o país e pela sua arte, mas o local que o encantou por completo foi Veneza. A forma como a luz refletia nos canais de água que passam pelas ruas da cidade fez com que o pintor visse ali toda a arte que precisava encontrar. Apesar de ser o mas conhecido, esse não é o único trabalho do artista sobre Veneza, tendo pintado ainda muitos outros. Nenhuma das obras sobre a cidade foi exposta enquanto o pintor era vivo.

Dido Construindo Cartago

Turner tinha uma particular afeição por essa pintura, que considerava a sua obra prima. Na redação de seu primeiro testamento tinha indicado como vontade expressa ser sepultado envolto nessa obra. Após abandonar essa idéia, Wlliam nunca a vendeu e deixou-a de herança à National Gallery com diversas condições, de ser exposta ao lado de alguns quadros de Claude Lorrain e outros seus. Por diversas vezes Turner pintou episódios históricos como esse, mas sem dúvida sua obra prima nesse quesito é a obra Dido Construindo Cartado, de ano de 1815.

Roma Moderna - Campo Vaccino
Recentemente, essa obra foi adquirida pelo Getty Museum, da Califórnia. Em entrevista à jornais americanos, o curador da galeria, Scott J. Schaefer, não duvida que tenham feito um bom investimento: "Esse quadro supera o próprio Turner, é seu melhor trabalho, um Turner em sua melhor forma".
Alguns trabalhos do paisagista inglês - considerado por muitos como um dos precursores do impressionismo - sofreram com a má conservação. E enquanto, em 2006, a obra Glaucus and Scylla teve ser devolvida pelo Kimbell Art Museum à família que o possuía por motivos políticos; o destinho de "Roma Moderna" é o contrário.
A obra deixa os seus primeiros donos, que a mantiveram em ótimo estado de conservação (um dos motivos para o quadro alcançar tão alto valor), e passa agora a pertencer ao Getty Museum, que fica na Califórnia.

Essas obras que coloquei aqui foram só para mostrar um pouquinho, uma parte mínima, um quase nada do pintor que deixou mais de 19000 telas pintadas e 3000 aquarelas! Fica aí a dica para quem gosta de arte e para quem não gosta, começar a apreciar!

20 comentários:

Belíssimas pinturas.
Arte não é para todos.
Sucesso.

Um belo texto, pois vc consegue colocar tudo que é necessario sem ser chato, como temos em muitos blogs por ai, gostei bastante da pintura do mar.

o meu está atualizado depois de uma passado por lá

www.loverocklive.com

Sabia que este é o pintor preferido da Audrey Tautou?!
hehehhehe
Curiosidade inútil...

Mas, eu também gosto muito do trabalho dele...
O Chuva, Vapor e velocidade está entre as minhas obras preferidas!

;D

Turner é um dos meus pitores prediletos e umas das obras que mais simpatizo é Naufrágio (3° imagem postada por vc)

Adorei de verdade :)

Lindas pinturas, bom texto e ótimo blog!

Jéssica Souza - Achados e Perdidos
http://achadoseperdidosblog.blogspot.com

adoro seu blog. Gosto da abordagem artística, literária e histórica que você sempre faz.

beijo
http://umdiaentenderei.blogspot.com/

Meu amor,
Arte é um belo tema, adoro, e vc sabe exatamente como escrever lindamente minha linda. Das obras de
Turner que colocou aqui no seu post, gosto muito de pescadores em alto mar, Veneza o grande canal, chuva, vapor e velocidade.
Ai minha linda,
Eu adoro tbm...
Erupção do vesúvio(1817).
Amei o post meu amor.
Te amo mais que tudoooo!
Universo de beijos amada minha!

Nunca tinha visto nada sobre ele, gostei do que li e vi. belas obras.

e belo post e blog.

seguindo.

Muito bom o seu blog..
e gostei desse post, com bastante informações! Muito legal (:
Parabens pelo blog.
Sucesso \õ

ah, e to seguindo (((:
depois da uma passadinha no meu x)
se possivel ;P

;*

Olá, adorei o post, que mostra obras belíssimas e interessantes. Sou fã de tudo q é relacionado a cultura e arte. Beijo!

Não o conhecia e curti as pinturas :) Vlw

[]'s

Q fascinante!
Amei a obra Pescadores em alto-mar!
Foi amor a primeira vista por essa obra!
Foi bom ter conhecido seu blog, sempre estarei dando uma passada!
Se puder dá uma passada no meu tmb?
http://deniwonder.blogspot.com/
Bjuss!

Ana, sua namorada comentou em meu blog sobre vc's. Que se conheceram virtualmente.
Achei a história linda, de verdade. E fiquei mais satisfeito pela consideração ao meu blog e o assunto abordado. Desejo a vc's toda a felicidade deste mundo. Sucesso sempre. Beijos a vc's.

Parabéns! Seu blog foi indicado ao Prêmio Dardos pela qualidade de suas postagens! Espero que goste! =)

Confira no link:
http://neowellblog.wordpress.com/super-blogs/selos/

Grande abraço!

Belissimas obras de arte e bela exposição de palavras sobre ela, eu gosto deste blog, embora não tenha tempo de passar sempre nele, ele está té linkado no meu rs...

enfim... por hoje é isto, abraço.

http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

Muito interessante, isso sim é um pintor de verdade e não essas picaretagens que vemos hoje em dia. Literalmente borrões de tinta de caneta sendo vendidos por valores exorbitastes... lamentável!

Postei algo sobre isso no meu blog, segue o link.

http://ideias-ego.blogspot.com/2010/09/em-um-mundo-onde-obras-de-arte-e-porra.html

Espero que goste.

Sobre o o lance la que você me respondeu no "aconteceu comigo". É... tenho uma opinião bem parecida com a sua. Mas mesmo que não seja verdade, agora já não consigo ter total convicção disso. Penso em dar um pulo na igreja, pra digamos dar uma chance, pra ver se algo acontece... algo do tipo... e a igreja era Batista.

gostei, muito bom artista, acredito que ele nao preocupou-se em ser impressionista apenas pintava.

seguiiindo ...

nossa. nunca tinha ouvido falar nesse pintor, mas eu fiquei chocado com a qualidade das pinturas. são muita lindas e com personalidade.