terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Circo dos Sonhos

5


Saindo da rodoviária da Barra Funda, na cidade de São Paulo, me deparei nesta manhã de ventos quentes com um circo um pouco modesto em sua aparência, num terreno de terra batida em meio à capital paulista. A lona azul e branca listrada e com algumas estrelas da mesma cor estava encardida pela terra que secara e se incrustara em sua superfície após as chuvas dos últimos dias. Além dessa poeira, que era um encardido novo, era possível também ver o encardido velho, aquela poeira de anos, de um lugar já cansado de tanto sonhar e nada viver.

O nome do lugar me remeteu às mais loucas fantasias de criança, a um cenário irreal e encantado, povoado somente pelos sonhos que povoam nossas mentes. Que sonhos viveriam no Circo dos Sonhos? Se pudéssemos entrar em um picadeiro e realizar um sonho, que sonho escolheríamos viver?

Provavelmente, o sonho de muitas pessoas se adequaria ao cenário de um circo, com direito a purpurina, platéia, aplausos e holofotes. Muitos escolheriam a fama, a fortuna, a aparência perfeita, conhecer o mundo, desvendar segredos, ter dons divinos. Pode-se sonhar de tudo dentro das lonas do circo, qualquer que seja ele, o mágico o realizará. Entretanto, muitos dos sonhos que poderiam ser infinitos acabam se limitando às dificuldades diárias, fazendo com que pessoas tenham como o sonho de suas vidas uma saúde bem cuidada, a não discriminação, seja ela social, racial ou sexual, o direito à vida digna efetivado. Muitos pensariam em tornar realidade o sonho de terem o que comer todos os dias.

Enquanto os sonhos existem para voarem alto, a realidade está aí para cortar suas asas, limitando a palavra sonho ao que deveria ser direito de todos. Sendo assim, os verdadeiros sonhos a serem sonhados acabam ficando empoeirados como o circo branco e azul, lugar de sonhos tolhidos pelo cotidiano e encardido pelas águas barrentas que levam consigo, cada vez que deságuam, um pouco da magia dos encantados sonhos.

5 comentários:

pois eh moça, a realidade é bem menos glamuroza que os sonhos, essa coisa que produz os nossos imaginários desejos, já dizia Freud.

http://www.pequenosdeleites.blogspot.com/

estou encantada por circos esses dias. "Pai, me ensina a ser palhaço?" esse seria um sonho a ser realizado quando eu comecei o texto, no fim sonho em ser menos egoísta.
belo texto e eu também refletir o mundo em meu blog http://incongruenciasnavida.blogspot.com/

Por mais dura que seja a realidade e por mais distantes que nos pareçam esses circos, ainda acho que devemos acreditar nos sonhos.

Muitas vezes nos iludimos com a fantasia e vemos a realidade. Mas não creio q isso signifique q é impossivel realizar nossos sonhos mais loucos

Vc escreve muito bem!
Sucesso sempre!