sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

De onde veio o Papai Noel?

12



Está chegando o Natal. Época de reflexões e celebração. É época de refletirmos pois enquanto celebramos muitos não tem o que celebrar, ou como celebrar. Mas à parte as diferenças sociais, o Natal inspira em mim um desejo de fraternidade e renovação (que diga-se de passagem, deveria durar o ano inteiro), além de claro, ser uma época linda, onde as casas se enfeitam e as ruas se enchem de luzes coloridas, dando um clima diferente ao nosso já costumeiro calor de fim de ano. E é por causa da chegada do Natal que resolvi postar aqui sobre como surgiu seu maior expoente (não, não é o menino Jesus), o Papai Noel.

O Papai Noel nem sempre foi como o conhecemos hoje. No início da história do Natal cristão, quem distribuía presentes durante festividades natalinas era uma pessoa real: São Nicolas. Ele vivia em lugar chamado Myra, hoje Turquia, há aproximadamente 300 anos AC. Após a morte de seus pais, Nicolas tornou-se padre.

As histórias contam que São Nicolas colocava sacos de ouro nas chaminés ou os jogava pela janela das casas ( vê-se que o Papai Noel daquela época era muito mais generoso do que nos dias de hoje ). Os presentes de natal jogados pela janela caíam dentro de meias que estavam penduradas na lareira para secar. Daí a tradição natalina de pendurar meias junto à lareira para que o Papai Noel deixe pequenos presentinhos.

Alguns anos depois, São Nicolas tornou-se bispo e, por esse motivo, passou a vestir roupas e chapéu vermelhos e barba branca. Depois de sua morte, a Igreja nomeou-o santo e, com o início das celebrações de Natal, o velhinho de barba branca e roupas vermelhas passou a fazer parte das festividades de fim de ano.

O Papai Noel que conhecemos hoje surgiu em 1823, com o lançamento de “Uma visita de São Nicolas”, de Clement C. Moore. Em seu livro, Moore descrevia São Nicolas como “um elfo gordo e alegre”. Quarenta anos mais tarde, Thomas Nast, um cartunista político criou uma imagem diferente do Papai Noel, que era modificada ano a ano para a capa da revista Harper’s Weekly. O Papai Noel criado por Nast era gordo e alegre, tinha barba branca e fumava um longo cachimbo.

Entre 1931 e 1964, Haddon Sundblom inventava uma nova imagem do Papai Noel a cada ano para propagandas da Coca-Cola, que eram veiculadas em todo o mundo na parte de traz da revista National Geografic. E é esta a imagem do Papai Noel que conhecemos hoje.

Entretanto, com base num livro muito excêntrico, diga-se de passagem, que narra a biografia do Papai Noel, o autor Gerry Bowler conta a história real de como teria surgido essa lenda e diz que a imagem do velhinho de barbas brancas e trajes vermelhos é construção pura e simples do capitalismo e da Coca-Cola.

O autor é historiador e fez essa biografia com base em documentos verídicos. Para justificar a imagem atual de Papai Noel, ele se sai com essa: "Creio que o imaginamos como um sujeito idoso, gordo e bonachão por motivos psicológicos e sociais bem definidos. Ele é velho porque essa é a idade em que se consegue ser próspero e generoso. Ele é gordo porque representa excesso e celebração, não economia e autodisciplina. E é bonachão pois o Natal é época de alegria." E arremata: "Se Papai Noel não existisse, teríamos que inventar alguém idêntico a ele".

À parte as convergências quanto à figura real do Papai Noel, nada mais fofo do que ter a presença do bom velhinho nos lares ao final do ano. Enfeite sua casa para esperar a chegada do maior mito do Natal, quem sabe não sobra um presentinho na sacola pra você né?!

12 comentários:

Não sei se ele veio dai mesmo. Mas sei o Papai Noel veio pra alegrar e ser o simbolo do Natal. Eu já acreditei e talvez ainda acredite. Mas nunca recebi um presente dele. Beijo

Eu não sei de onde veio,
acho legal que as crianças acreditem nele,
eu não acredito,
o meu tipo de natal,
é mais pelo nascimento de Jesus, enfim,
mas lembrar do papai noel também é bom,
mesmo que ele nem exista (:

Sempre acreditei em Papai Noel. É uma teoria fantástica! :)
Acho mágico a inocência de criança que espera por um presente trazido por um bom velhinho! (:

Parabéns!
-
http://palavracontemporanea.blogspot.com/

Pra mim eu uma fantasia, onde usam marketing. da mesma forma de o pq O natal é comemorado no dia 25, o q muita gente apensa axa q é o nascimento de jesus!!
mt bom a iniciativa da pequisa!
bjs

A origem do Papai Noel é belíssima, mas infelizmente o mau marketing e a má publicidade estão estragando este simbolo

quem foi criança e nunca acreditou em papai noel está mentindo mas é uma bobeira se vc for ver meu Papai Noel é minha mãe

A história de São Nicolau é linda, mas não é tão legal assim o que fizeram com ele.

parabens pelo blog e pelo numero de vissitas mt dificil chegar ate ai eu se o meu tem 6 mil e 500 com 2 messe de blog
e isso ai parabenjs continue assim


http://planetahuumor.blogspot.com/



Clique no anuncio PORFAVOR

adorei o post :]
parabéns pelo blog ;*

Conheço a história, é bonita a tradição, mas o Brasil imita demais o natal americano e isso é muito estranho por aqui...

sai nao mais meu pai chama noel

http://planetahuumor.blogspot.com/

Ah papai noel o que seria da inocencia e da imaginação das crinças sem ele .nunca parei para pensar de onde ele veio , belo post.

http://www.blogescolhas.tk