terça-feira, 5 de julho de 2016

A Amiga Genial - Elena Ferrante

0

Boa noite, pessoal!

Hoje vou falar de um livro que li esse ano e que fiquei completamente encantada. Se trata do primeiro livro da série napolitana, escrito pela autora Elena Ferrante. A crítica estava muito boa, e talvez por isso fui com muita empolgação ler esse livro.


Sinopse da editora: 'A amiga genial' é narrado pela personagem Elena Greco e cobre da infância aos 16 anos. As meninas se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950. Elena, a menina mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, se torna o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela. As duas se unem, competem, brigam, fazem planos. Em um bairro marcado pela violência, pelos gritos e agressões dos adultos e pelo o medo constante, as meninas sonham com um futuro melhor. Ir embora, conhecer o mundo, escrever livros. Os estudos parecem a melhor opção para que as duas não terminem como suas mães entristecidas pela pobreza, cansadas, cheias de filhos. No entanto, quando as duas terminam a quinta série, a família Greco decide apoiar os estudos de Elena, enquanto os Cerrulo não investem na educação de Raffaella. As duas seguem caminhos diferentes. Elena se dedica à escola e Raffaella se une ao irmão Rino para convencer seu pai a modernizar sua loja. Com a chegada da adolescência, as duas começam a chamar a atenção dos rapazes da vizinhança. Outras preocupações tornam-se parte da rotina; ser reconhecida pela beleza, conseguir um namorado, manter-se virgem até encontrar um bom candidato a marido.

O que dizer desse belo livro? É maravilhoso, nos faz entrar de cabeça na história, não conseguia largá-lo enquanto estava lendo, certamente é desses que permanecem na memória mesmo depois de anos, superou minhas expectativas. O livro é narrado por Elena Greco, um alter ego da própria escritora, que narra de maneira ágil e hipnótica a infância em uma vila pobre na Itália, ao lado de sua grande amiga Raffaela, ou simplesmente Lila. A vida trata de dar rumos diferentes a vida de ambas, e acompanhamos suas histórias até a adolescência. Elena dá mais valor aos estudos, já Lila não consegue terminá-los. Mais prática e inventiva, vive sempre buscando uma forma de superar a linha da pobreza e se tornar rica, saindo da miséria em que vive. Aí vai um spoiler da impressão que me ficou da leitura: Mesmo tendo uma situação financeira melhor, tendo pais que, mesmo que preferissem que ela trabalhasse, acabam concordando que estude, Elena tem uma vida melhor e mais constante que Lila. No entanto, Elena consegue ficar com inveja e ao mesmo tempo, amar incondicionalmente essa amiga, que passa por situações de muita necessidade mas não perde a esperança e o jeito único de ser.

A infância e adolescência de ambas se passa a partir dos anos 1950, o que nos remete também à situação geo-política da época, a convivência com a herança da Segunda Guerra Mundial, os capitalistas e socialistas lutando por seus ideais, tudo isso num microcosmo impactante, a Nápoles daquela época, que se revela um lugar bruto e cruel, em que até mesmo as crianças olham para si com um olhar arguto e um enfrentamento da vida precoce e avassalador, moldando desde cedo o caráter e os caminhos de todos os que ali conviveram.

Elena Ferrante é, na verdade, o pseudônimo dessa autora italiana, que vem conquistando todo o mundo com sua prosa bela e contemporânea. Nunca mostrou seu rosto ao mundo, nem mesmo aceita entrevistas pessoalmente, só as responde por e-mail. O livro A Amiga Genial trata somente da infância e adolescência de Elena e Lila. Já foi lançado no Brasil, no primeiro semestre desse ano, a continuação, com o nome de A História do Novo Sobrenome. Assim que ler, já posto a resenha, mas fica a dica para você que ainda não leu, um livro digno de estar entre os mais aclamados dos últimos tempos, literatura de primeira! Recomendo!


0 comentários: