domingo, 12 de dezembro de 2010

O que aconteceu em 2010

23




O ano passou rápido que nem percebemos. O fim do ano já chegou, 2011 bate à porta e as coisas parecem estar piores do que nunca. A cada ano que passa, parece que a situação do mundo piora, as guerras em vez de cessarem, se iniciam. O preconceito em vez de se extinguir, vela-se. A natureza em vez de abrandar, se revolta. O espírito do homem em vez de ficar em paz, procura por batalhas das quais perderão todos, tanto um lado quanto o outro.

Parece que se colocarmos na balança, os anos tem mais coisas ruins do que boas a se pesar. O ano de 2010, creio eu, não foi diferente. Logo no início do ano, têm-se o devastador terremoto no Haiti, ceifando milhares de vidas, inclusive da fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. No Brasil, o tráfico continuou tomando conta, a violência maior do que nunca. Mendigos sendo assassinados no Norte do país para que as ruas das praias ficassem "limpas" de coisas feias e sujas. A Copa do Mundo na África do Sul, em junho desse ano, serviu para mostrar uma nação mais unida, liberta das amarras da época do Apartheid, mas em vez de alegrar, entristeceu seu maior expoente, Nelson Mandela, levando sua neta em um acidente durante a abertura do campeonato.

Passado o fracasso da seleção brasileira nos jogos do meio do ano, vem a campanha eleitoral, a mais sem graça e putrefata campanha eleitoral dos últimos anos. O povo brasileiro optou por eleger Lula novamente, mas Lula não estava entre as opções de voto, o que acabou mostrando o quanto o povo brasileiro se deixa levar pelo carisma em vez de analisar seriamente propostas concretas dos partidos na disputa. Serviu para colocar a primeira mulher na presidência do país. Pena que não foi eleita pelos próprios méritos, e sim pela sombra do carismático presidente.

O Nobel da Paz de 2010 foi concedido a um chinês, Liu Xiaobo, que foi proibido pela ditadura reinante no país de deixar a prisão em que se encontra (devido à subversão ao regime ditatorial) para receber o prêmio. Sua família também não pôde sair para recebê-lo, deixando a cadeira destinada ao Nobel da Paz desse ano vazia, como mostra do absurdo em que se encontra a maior nação do mundo: querendo apagar da mente de sua população o prêmio concedido a um chinês para que possam cada vez mais manipular as mentes das pessoas que não podem mais agir, se não como manda o figurino. A China esse ano, mais do que em todos os outros, deu mostras de que regride cada vez mais e sua ditadura se mantém fortalecida.

Há poucos dias, 81 presos foram mortos queimados em uma prisão em San Miguel, no Chile, evidenciando a vergonha em que se encontram as cadeias na América Latina. A prisão em que morreram esses prisioneiros estava suportando o dobro de sua capacidade, como a maioria das cadeias atualmente. Enquanto forem os pobres a morrerem queimados, infelizmente, de nada valerão os tão sonhados Direitos Humanos. Só para relembrar, o Chile foi palco de grandes tragédias esse ano, como o terremoto que assolou parte do país no começo de 2010 e os mineiros que tiveram sua vida por um fio presos numa mina de cobre a muitos metros de profundidade.

No Oriente Médio, Sakineh Mohammadi Ashtiani foi condenada a dezenas de chibatadas e à morte por apedrejamento. Tudo isso por adultério. Após algum tempo, constatou-se que o chamado adultério cometido por Sakineh foi envolver-se com um outro homem após a morte de seu marido. Atualmente, ela aguarda a execução de sua pena presa, mas sua situação abrandou-se devido à intervenção mundial no caso e à visibilidade que teve.

Nos últimos dias de um ano conturbado, vemos que a humanidade continua matando, guerreando sem causa, continua fingindo, excluindo minorias, favorecendo quem não precisa. Mas também vemos que o mundo se comove mais, que a mesma humanidade que condena uma mulher à morte por apedrejamento é a humanidade que se mobiliza para que a pena não seja executada. Vemos que a humanidade que proíbe um cidadão de sair de seu país para receber o Nobel da Paz é a mesma que lhe concede o Nobel, como forma de tentar resgatar a China e um pouco da dignidade de sua gente. Que 2011 seja o ano em que, quando postos na balança, pesem mais os bons momentos que os maus. Façamos todos nossa parte!

23 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

Coisas ruins acontecem de monte...

E isso cai naquela frase: O mal prevalecerá, quando homens de bem não fazerem nada.

2010 foi um ano muito bom. Mas foi manchado por péssimos acontecimentos tanto no brasil como no mundo. Que venha 2011!

nova postagem: Sit down comedy http://umdiaentenderei.blogspot.com/

Realmente, o ano do trovão. Pra mim também foi um ano complexo, cheio de grandes decisões. Esperamos que 2011 seja.. seja.. aquilo tudo que desejamos toda virada de ano. A diferença está em cada atitude nossa.

Ótimo blog. Quando puder, passe lá em casa.. beijos!

passou tão depressa que até assusta...
estou te seguindo ;)

Com certeza, está piorando a cada ano e nesse aconteceu muitas coisas e até agora, bem no fim está nos surpreendendo com mais acontecimentos marcantes e ruins mtas vezes :S
e realmente passou rápido
Adorei o blog, o texto, as imagens, bem legal :D
Se puder passar no meu depois, pra dar uma opinião ;D
beeeijos

Ana adorei seus textos. Bem complexos e diretos.
E concordo contigo o ano passou voando, e a cada ano que passa parece que notamos coisas piores =X

Olá, Ana.


Acho que o ano passou rápido por conta desses acontecimentos, agente para pra pensar são tantas coisas que a nossa cabeça não fica tão ansiosa... Sim, são acontecimentos que nos deixa boquiabertas porque são algumas desagradáveis outras de relevância, outras muito importantes pra nossa sociedade.


Espero que em 2011 seja um ano bom, que todos se sinta realizados e seja um bom ano.


Sinceramente, aconteceu tantas coisas comigo nesse ano, que queria que acontecesse novamente, que fosse assim em 2011. Mas em fim.


Belo texto, reflexivo e agradável de ler... Parabéns!

Que descrição incrível!
Este misto de sentimentos que você nos mostra, tão típicos da humanidade. O ódio e o amor, a avareza e a dignidade, a austeridade e a humildade... O reconhecimento do bom e do mau que prevalecem sobre todos os atos da humanidade.
Adoro o seu blog, considero-lhe uma verdadeira autora, de talento ímpar e sentimentos incrivelmente palpáveis.
Não sei se o seu blog tem espaço para selos, mas espero que receba, de coração, o nosso carinho depositado no selinho que lhe indicamos.
Passa lá na nossa página e aceite este presente sincero de uma honesta admiradora.
Beeijos,
http://naparededoquarto.blogspot.com

Mesmo com todos os acontecimentos ruins, temos que agradecer a Deus pelo ano que ta passando e pedir que abençoe o seguinte... Dias melhores ...

estou seguindo, segue tbm ?
http://absintoamor.blogspot.com/

O blog é ótimo.
Eu entedo a sua idéia de o que foi o ano de 2010, mas achei muito pessimista.
Temos muitas coisas boas acontecendo.
Economicamente o mundo está se equilibrando, aos poucos, países super ricos estão em crise e os mais pobres, como o nosso, estão evoluindo.
Milhões de pessoas brasileiras aumentaram a sua qualidade de vida, espectativa de vida, salários, educação, saúde, tudo melhorou.

A Natureza sim, ainda está em situação crítica, mas as vezes eu paro para pensar e não creio que seja 100% culpa da humanidade, creio que seja algo natural, acho que a natureza é grandiosa demais para se sucumbir apenas por ações de uma única e insignificante espécie quando comparada com a complexidade de toda a fauna terrestre.
É mais fácil nós sermos extintos do que as árvores por exemplo.

Coisas boas e ruins acontecem, mas a morte de pessoas não pode ser considerada boa ou ruim, nem através de terremostos, ou de acidentes durante a copa, pois a morte é um processo natural da vida, se formos colocar na balança nem sei se nasceram ou merreram mais pessoas no ano de 2010, só sei que ao invez de chorarmos as mortes, acho melhor comemorarmos os nascimentos.

O Mundo está longe de ser perfeito, mas eu proponho a todos que vivam o lado bom da vida, assim acho que o mundo já seria melhor...

Não vamos deixar as tragédias ficarem gravadas em nossas lembranças no lugar das coisas boas...

Todo mundo aqui deve ter um novo bebê na família ou mais de um, um novo amor, um novo amigo(a), emprego, escola, venceu um torneio, campeonato esportivo, alcançou uma meta, se formou, viu um filme bom, leu um livro bom, fez algo de bom, se aproximou de um familiar, e está cheios de planos para 2011. Isso é sinal que o mundo ainda tem salvação.

Grande Abraço.

muito bom seu texto, suas ideias e seu blog.

Parabéns.

www.colunasdehercules.blogspot.com

Acho que a unica coisa que concordamos mesmo é o caso da China e da Sakineh.........
De resto eu achei o texto humanista demais e por vezes sem muita criticidade. POr exemplo, o caso da Dilma, há 500 anos que se elege os representantes errados, mas parecem que só resolveram perceber isso agora, será que não tem a ver com um certo anti-lulismo do qual uma ala da direita não conseguiu segurar. E eu digo uma ala da direita pq a outra ala é o próprio luismo e o PT.

Não concordo com o que disse a respeito do que escrevi da Dilma, Roni. Não quis desmerecê-la como política, visto que a acho boa e competente para o cargo. Só lamentei o fato de a primeira mulher eleita para o cargo de presidente do país ter passado de forma tão apagada, pois na verdade muitos dos votos que ela levou não foram destinados à ela, e sim ao carisma de Lula.
Espero que tenha me feito entender. Não sou anti Lula, votei e votaria nele atualmente.

muiito bom o post

centenario do corinthians

uhuuuu

http://www.diariodealunos.blogspot.com/

Quando paro pra pensar em tudo que aconteceu no nosso país no ano de 2010, pode parecer bobagem, mas só me vem na mente a derrota na copa! shaushua
eu sei que é um pouco de futilidade, mas sei lá, eu prefiro pensar nessas "derrotas brandas" do que ficar pensando na desgraça mundial, e a minha parte é tão pouca que eu posso fazê-la sem precisar lembrar tanto das tragédias!

Feliz ano novo;*

Pois é, a cada ano que passa, parece que a situação do mundo piora! Os adolescentes indo para o mau caminho, as guerras, tudo, tudo!
O caso do Oriente Médio, sobre o adultério e etc.me lembrou de um livro que eu vou recomendar, se chama:
"O Livreiro de Cabul" conta um pouco sobre a cultura do Afeganistão e etc.
Parabéns pelo blog e pelo post!
Que seu 2011 e o 2011 de todos seja cheio de alegria!
Abraço!
Sucesso!

Comente no meu blog também:
http://enricows.blogspot.com/

Passou muito rápido o ano.. e o saldo não foi tão feliz quanto o esperado!

Boa retrospectiva e analise!

;D

Ha muito o bom o texto mas realmente ao que os ano vão passando ao invés de evoluir vemos um retrocesso da humanização cada vez mais a sociedade se torna mais selvagem :( temo pelo futuro....


vem me visitar ? bjs

http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/

2010 passou rápido demais, aliás o tempo não pára né ?!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK'

se puder visita lá
http://pensamentoscontextualizados.blogspot.com/
kaike s.

Verdade.
Espero que o próximo ano seja melhor que esse.
2010 não foi muito proveitoso.

http://www.adolescentepensa.blogspot.com/

Da uma nostalgia essa foto; remete como são nossos dias - quando o amanhã se torna ontem-
Blog bem estruturado parabéns,
Abraços.