segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Chuva

9


Vivo a vida ansiando por dias de chuva. A chuva é para mim o que é para alguém que mora em pleno sertão nordestino, na parte esturricada pela seca: uma realização. Tudo com chuva é mais bonito, mais atraente, mais aconchegante, mais solitário, mais introspectivo. Vivo melhor nos dias de chuva como morcegos vivem melhor a noite ou como minhocas vivem melhor em baixo da terra. Respiro melhor, caminho melhor, penso melhor, sinto mais as coisas à minha volta.
Quando era criança, achava que a chuva vinha quando choravam os mortos lá de cima. Ficava preocupada por estarem tristes e chorando, e me sentia culpada diante da minha felicidade em ter a chuva. Mas com o tempo perdi a crendice de que a chuva era o choro incessante dos mortos e passei a acreditar mais em efeitos meteorológicos mesmo, entretanto, a chuva nunca perdeu o encanto pra mim. Nada é mais perfeito que dias de chuva, não existem melhores sentimentos do que aqueles que surgem com a chuva do céu cinzento.
Penso nas gotas de chuva hoje como um consolo particular, como o refúgio de minha alma dos dias quentes e cheios de luz, cheios de gente, conversa fiada, suor escorrendo pela testa e um turbilhão de emoções. É como se a chuva serenasse minhas ansiedades e acalmasse meu espírito. Melancólica ou não, viveria a maior parte dos meus dias debaixo de chuva ou de um céu cinzento.
Caso seja verdade a história na qual acreditava quando criança, de que as gotas de chuva são lágrimas vindas do céu, que perdoem-me os que tanto choram, mas desejaria que chorassem eternamente!

Cai chuva do céu cinzento
Que não tem razão de ser.
Até o meu pensamento
Tem chuva nele a escorrer.
Tenho uma grande tristeza
Acrescentada à que sinto.
Quero dizer-ma mas pesa
O quanto comigo minto.
Porque verdadeiramente
Não sei se estou triste ou não,
E a chuva cai levemente
(Porque Verlaine consente)
Dentro do meu coração.

(Cai chuva do céu cinzento - Fernando Pessoa)

9 comentários:

A relação poética com a chuva é muito interessante, mas a realidade é que chuva é uma coisa bem chata.

Adorei seu texto.E,como acho que o comentário acima já diz o que penso sobre a poesia e a chuva,não tenho mais nada para dizer além de Lindo e perfeito!Boa noite!

´´As lágrimas são chuvas de inverno da alma, e eu sem você não tenho planos de verão.´´
Meu amor, te amo mais que tudooo!XD
Universo de beijos na minha amada!

belíssimo texto de um ótimo blog! pretendo acompanhar seus próximos textos, parabéns

www.despauterio.com

Ta superr seu blog parabéns,
espero sempre ter uma novidade pra dar uma espiadinha aqui, estarei seguindo e acompanhado!
Abraçoooo

http://eujaninha.blogspot.com/

adoreiiii

Sempre bom ver alguém citar Fernado Pessoa...

acho a chuva inspiradora... Cria um ambiente perfeito para uma bom chocolate quente, livros, cheiro de terra molhada, abraço, e algumas folhas em brancas para serem deslindadas...

;D

Vc escreve maravilhosamente bem :)
Parabéns pelo blog !
Beeijos

A chuva também me faz sentir bem. Parece que ela me traz inspiração.
Gostei de seu texto ^^

Amo chuva!

Legal o poema, não conhecia esse do Fernando Pessoa.