sexta-feira, 22 de outubro de 2010

As diferenças entre nós

14


Na aula de sociologia de ontem a noite, minha professora relembrou um caso recente para exemplificar as diferenças de cultura entre os povos: o caso da jovem afegã que saiu na capa da revista Time há poucos meses, sem o nariz e as orelhas.

A garota, de nome Aisha, casou muito cedo, como é costume naquela região, mas acabou fugindo de casa devido aos maus tratos que sofria do marido. A fuga não foi bem sucedida, e quando foi encontrada por familiares de seu marido e levada até ele, Aisha teve seu nariz e suas orelhas cortadas, e quase morreu devido à grande quantidade de sangue que havia perdido. O caso chocou a todos do mundo ocidentalizado, que define esse ato como desumano e abominável. Entretanto, dentro do Afeganistão, a atitude do marido foi tida como correta pelo regime taleban (sob o qual todos ali vivem), sendo que as mulheres que desobedecem seus maridos devem ser punidas.

As diferenças culturais são extremamente exacerbadas de um lado a outro do planeta. Como explicar um mundo em que mulheres vivem normalmente em um determinado lugar, podendo sair livremente pelas ruas das praias com trajes de banho, sem ser motivo de escândalo e outro lugar em que a mulher tem de aguentar as punições físicas de seu marido, apoiadas pelo regime que governa o lugar em que vive?

Os direitos humanos, declaração propalada aos quatro ventos, não chegou a esses lugares. Um país não pode intervir no governo de outro sem ocasionar uma guerra, tem de ser respeitada a supremacia de cada Estado. Então temos de respeitar as diferenças culturais de cada Estado, mesmo que isso fira o que sabemos ser certo e justo, e continuarmos a viver sem nos preocuparmos com o que acontece com pessoas que estão sob o jugo de governos atrasados e autoritários?

Culturas à parte, acredito que nenhuma delas, por mais antiga que seja, tem o direito de sacrificar vidas e a liberdade de seu povo. Nenhuma cultura poderia ser mais forte e se impor ante à liberdade e à integridade física e moral do cidadão. Em pleno século XXI, é triste que ainda tenhamos tantas formas de governo e cultura que desprezam o ser humano por qualquer de seus atributos: ou porque são deficientes, ou porque são mulheres, ou porque são negros...e por aí vai. A humanidade já trilhou um longo caminho, mas ainda há muito que caminhar para que o ser humano seja respeitado em sua pluralidade de culturas.

14 comentários:

Que fica chocado ne? mas é cultura deles , e eles nunca entenderiam a nossa , como a gnt nao consegue entender a deles..mas é desumano . E eu realmente achoq ue essa moça concorda com a nossa cultura.

nossa que tenso aquela ft;
muito interessante o post parabens pelo blogger;

visita? http://diversao-web.com

Ele que tá errado e ela que paga o pato, mas fazer o que, cultura é cultura eles com a deles e a gente com a nossa, claro que não precisava chegar a esse ponto de corta o nariz e as orelhas da moça, sem dúvidas isso é desumano

http://semfreiosblog.blogspot.com/
#Beijos

Ki horror....
fiquei chocada. Isso é desumano...existem cada lei no mundo afora que foram criadas não sei pra q,pq na verdade não beneficiam ninguem.

http://naondadosesmaltes.blogspot.com/

O pior que a mulher tem um rosto lindo (se tivesse nariz, lógico), o problema que o governo desses países é uma bosta, por isso tem tantos filhos da p%$@ por lá. Realmente chocante!!!!

http://curiosomundodorock.blogspot.com/

Meu Deus! Como isso é verdade e tão melancólico... Como o julgar certo e errado é completamente diferente por causa das culturas.
Muito bacana você abordar um assunto como este Ana... esta de parabéns!

=*

Nossa... acho q a foto nao deveria mostrar isso assim tao abertamente..

se bem q como vc disse.. diferença de cultura pode nao causar efeitos fortes neles.. mas eu acho é expor a pessoa

Cada um tem sua cultura, para nós é difícil entender a deles assim como pra eles é difícil entender a nossa, rs.

Beijo

Concordo com o post, eu não sei se vc lembra mas a um tempo araz passou em malhação trechos relacionados a culturas diferentes!


muito bom o blog

Texto muito bem escrito...
É quando eu leio livrosque falam desses governos fico abismada, pois não há o que fazer, pois são culturas diferntes, acho bem fácil ampar os olhos para muita coisa e falar : deixa eles, é sua cultura temos que respeitar.
não acredito que sej bem assim

http://ummundoquaseparticular.blogspot.com

credo
essa foto quase me deu um infarte '-'

sucesso para o blog..

http://jullyguitar.blogspot.com/

Parabéns pelo blog e apesar de voce ter me dado calote , comentei em seu blog .

Sucesso !

Isso porque o regime Talibã se diz altamente influencido pela religião Islâmica. Como pode uma crença levar seu povo a cometer tamanha extravagância, maldade e ignorância? Como podemos nós, seres humanos, sermos tão vis e frívolos a ponto de agir desta forma e ainda assim, nos considerarmos corretos.