terça-feira, 5 de outubro de 2010

A questão do aborto no 2º turno

14

É sabido e notório que a popularidade de Dilma caiu, e muito, quando o PT resolveu apoiar a discriminalização do aborto no país durante a campanha eleitoral. Agora no segundo turno das eleições, com a vitória de Dilma ameaçada pela subida de Serra, o PT estuda tirar o aborto do programa, para talvez estancar a queda da petista.

O programa em prol da discriminalização do aborto que o PT pretendia empregar esbarra em preceitos religiosos profundamente arraigados nas mentes brasileiras. A Igreja ainda detém poder de voz no país e muitas das decisões que deveriam ser tomadas esbarram na Igreja, porque um Estado que se propõe laico não deixaria que as decisões do alto clero e suas ordenadas interferissem tanto na ordem social do país.

Embora a questão da discriminalização seja algo sério a se debater, devido principalmente à questões de saúde pública, há que se pesar na balança o que é justo e o que é injusto no aborto. Nos dias de hoje, com tantos métodos contraceptivos, tantas formas de prevenção, seria mesmo necessário algumas mulheres terem de fazer aborto pois engravidaram em uma hora que não lhe agradou? O corpo é nosso, mas a vida que estaríamos carregando não. Então, deixando a parte as questões religiosas, qual o direito que temos sobre a vida de outra pessoa? E como podemos decidir se ela continuará a viver ou morrerá?

Atualmente, o aborto é definido como crime no Código Penal, com pena de reclusão a quem o pratica. Se o PT fizesse o que propunha no primeiro turno, haveria a extinção dessa figura no Código Penal e o aborto, tratado como tabu e crime hoje em dia, deixaria de o ser, de uma dia para o outro.

Há um tempo atrás, eu era a favor da discriminalização do aborto, por achar que o meu direito e o direito de quem quer que seja que ficasse grávida, deveria ser respeitado, e caso eu não quisesse ter aquele filho, não precisaria, pois antes um filho não nascido do que um não desejado. Mas isso não é o justo, o correto, o certo a se fazer. Não sou religiosa, mas acredito em Deus. Não sigo cartilhas pré definidas de religião alguma e não concordo quando a Igreja católica tenta barrar o aborto por estupro ou aquele que põe em risco a vida da gestante. Mas também não gostaria de viver em uma sociedade onde o assassinato de crianças ainda em ventre materno fosse tratado de forma normal. O direito à vida está acima das deficiências que o Estado tem de manter os órfãos e os abandonados. Não importa qual seja a questão de saúde pública que se queira pleitear em favor do aborto, com certeza nenhuma delas é maior do que a vida de qualquer pessoa. Num país onde milhões de reais são desviados dos cofres públicos, seria um sacrilégio permitir o aborto por falta de dinheiro para a saúde e a educação dessas novas crianças. Em vez de legalizar o aborto, que se eduque melhor a população para que todos tenham consciência de como prevenir uma gravidez, para que no futuro não tenham que tirar a vida do próprio filho sem direito algum recorrendo a clínicas clandestinas de alto risco. Portanto, vamos reavaliar as propostas dos candidatos e ver do que realmente somos a favor.

14 comentários:

EM CASA DE ESTUPRO, BLZ
MAS PQ VCS SÃO TÃO ANTI-PT?

Não sou anti PT, voto no PT, votei na Dilma inclusive. Sou contra o aborto.

Eu acho que o unico que pode tirar a vida é Deus, o ser humano não tem esse direito.

tema mto complexo pra ser abordado em tão poucos páragrafos... como estudante de medicina, acredito que até certos pontos a prática do aborto não é algo monstruoso... mas antes fosse somente um olhar biológico. Cultura, religião e tudo o mais estão envolvidos... um tema mto polêmico..

Então Ana, eu me coloco em uma posição diferente, ou seja, ainda sou a favor do aborto, ou melhor, contra-argumentando vc, sou a favor q as mulheres decidam o q fazer do próprio corpo. Acho sua justificativa relevante para o debate, pois quando se trata da vida, temos q pensar bem da vida de quem se trata, se é a nossa ou se é a do outro. Pois bem, esse debate, na minha humilde opnião, passa antes de tudo pelo controle do Estado (q ninguem comenta), controle sobre o corpo da mulher, controle, ou seja, qdo o Estado pensa sobre a questão do aborte, pra mim eles não estão pensando em humanidade, mas qual o numero de população ideal pra daqui a 18 anos q será útil ao país...por isso é dificil pensar o aborto somente nos termos q vc propõe, somente em termos ideológicos (ou sou a favor, ou sou contra), mas é preciso olhar o q esta por trás de uma maquinária, de uma engenosidade q controla nossos corpos, diga-se de passagem, em particular os das mulheres q carregam o "futuro imediato de uma sociedade". As posições de ser contra o aborto (direita conservadora) ou a favor (esquerda liberal) sempre faz parte de uma tecnica de gestão da população.
(acho q falei demais...)
bjs, ótimo post.

http://porumaportaiconoclasta.blogspot.com/

SOU CONTRA O ABORTO TAMBEM LEVANTO
ESTA BANDEIRA

ae cliquei na propagando viu
sempre vo ta passando por aqui pra ajudar nos clique
hehehehe
se puder aqui
www.usguerreiros.com
e aqui tambem
http://iranmnr.blogspot.com

bom eu naum sei naum acho que tão tudo loko or causa déssa historia mas eu como homen nem tenho muito o que falar pois sou meio que a favor (até 1 mes ou um pouco mais) depois dai sim naum pode mesmo

Concordo muito com você!
Sou contra o aborto, salvo o caso de estupro. Apesar de, mesmo assim, achar injusto com a criança. :(

Uma pena essa posição!

Eu tbm sou conttra o aborto, é uma VIIDA. =/
Nada ah vê essa leei !
No caso do estrupo, realmente EU ENTENDO, é Outra situação!
;)
Não voteei na Dilma , nem votareei ! =)

http://porummomentonet.blogspot.com/

bem, mas iuma das grandes questões polêmicas! mas cuidado com a propaganda ideologica

www.despauterio.com

tbm sou contra o aborto
uma vida que vai ta tirando

Queria mto entender o porque de não estarem apresentando propostas sólidas para o crescimento, desenvolvimento e desempobrimento do país ao invés de ficar batendo numa tecla que vai apenas causar polêmica e mais nada.

Excelente seu texto. Te sigo.

totalmente contra o aborto, salvo em caso de estupro...mas acho q ainda deve se estudar uma maneira de salvar o inocente provindo de um estupro

Poucas vezes vi um texto tão bem elaborado sobre esse tema tão polêmico.
Sou totalmente contra o PT e mais ainda contra o aborto.
Parabéns pelo post!

http://literaturaegostosuras.blogspot.com