terça-feira, 19 de outubro de 2010

Nobel de Literatura

12

Já é sabido que o Prêmio Nobel de literatura deste ano foi concedido, muito merecidamente, ao escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos. Com uma vasta carreira literária, Vargas Llosa é também um dos escritores mais politizados e contra o regime esquerdista que impera nos países da América Latina. Em recente entrevista, o escritor declarou ser contra o populismo, os governos de esquerda e a favor do liberalimo, tendo até mesmo se candidatado à presidência do Peru no ano de 1990, mas acabou sendo derrotado pelo populista e corrupto Alberto Fujimori. Atualmente, Vargas Llosa leciona em aulas especiais na Universidade de Princeton e reside em Nova York. De todos os seus livros, o mais conhecido deve ser ''A Guerra do Fim do Mundo'', que narra a Revolta de Canudos liderada por Antonio Conselheiro no sertão do Brasil. Entretanto, entre a minha lista particular de favoritos desse grande escritor estão ''Travessuras da menina má'', mais recente, que conta a história do louco amor de Ricardo por Lily, a menina má, que ele conhece ainda criança e pela qual se apaixona perdidamente durante toda sua vida e ''A Cidade e os Cachorros'', onde o escritor narra a vida dos cadetes em um colégio militar regido por um violento código de conduta. Afora esses livros, Vargas Llosa é dono de uma vasta obra que deveria ser lida por todos que gostam de literatura e pelos que não gostam também, pois com certeza passariam a gostar!

O que me pergunto é porque é tão difícil um latino americano ser contemplado com o Nobel. Vargas Llosa precisou chegar ao ápice de seus 74 anos para ganhar o prêmio. Já o escritor colombiano Gabriel García Máquez foi o vencedor no ano de 1982, também de forma merecida, tendo escrito romances que se eternizaram, como ''Cem Anos de Solidão'' e ''O Amor nos Tempos do Cólera''. Além dele, o poeta chileno Pablo Neruda recebeu o Nobel em 1971, emoção vivida pelo autor e narrada magistralmente em seu livro de memórias ''Confesso que Vivi'. No entanto, não vemos maiores prêmios concedidos a escritores latino americanos, muito menos brasileiros. Nenhum brasileiro ganhou o Nobel. É triste pensar que um país que tem como principais nomes da literatura Machado de Assis, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, João Gumarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles e Clarice Lispector, dentre outros, não tenha sido contemplado com o prêmio por razões políticas internas que regem o Nobel de literatura. Infelizmente por traz de tudo há a questão dos interesses particulares que sempre acabam levando a melhor e decidindo quem ganha ou quem perde, tirando a magia de algo que poderia ser mais verdadeiro. Mas à parte as chateações nacionalistas, parabéns à Mario Vargas Llosa, por ter me proporcionado incríveis momentos á sós comigo mesma enquanto me afundava nas histórias encantadoras de seus livros.

12 comentários:

No meu ponto de vista ele não merecia, mas ta ai representou bem!

ótimo blog

Belo post.
Rico na escrita e no conteudo. Concerteza é triste perceber que nossos grandes literarios pouco são lisongiados com um trofeu, por queestões nacionalistas. Mas isso agora pouco importa, a riqueza que nos temos, nós bem sabemos quais são rs.
Amei o blog. SEGUINDO*

Conheço pouco do trabalho dele.. Mas gostei que ele ganhou!
Fiz uma pesquisa básica para um post meu chamado 25 Anos de Literatura e fiquei chocada quando vi o pouco número de latinos, nenhum Brasileiro e o único ´representante da língua portuguesa ser o Saramago!

;D

Confesso que não sou um leitor assíduo de livros. Ao contrário da minha filha que devora livros um atrás do outro.
Estou indicando seu blog para ela.
Abraço

www.tocadowilliam.com

hehe!
Um dia eu também me tornarei uma escritora assim e ganharei o Nobel da Literatura, também...


(Deixem-me sonhar, oquei? Pelo menos isso eu posso.)

Adorei o blog.

Sou leitora compulsiva e admiro as obras do autor, gostei modo como você tratou o Mario e suas obras.
Concordo com você sobre essa falta de brasileiros ganhadores do prêmio, grandes autores não nos falta, somos privados é de merecimento.

Até mais, (:

http://cultb.blogspot.com/

Não conheço mutio o trabalho dele , mas a chei bem interessante , que bom que ele ganhou.

puts eu so totalmente forra de série kkkk
mas nem conheço ele tumbem..

http://assuntosdiareos.blogspot.com/ Quem puder ajudar

Parece interessante


http://curiosomundodorock.blogspot.com/

acho que ele mereceu, muito bom esse cara.

gostei do post, valeu a iniciativa ao postar (:

bom post

estou interessado em parceria
meu blog é esse:
http://curiosomundodorock.blogspot.com/
Se tiver interessada mande um e-mail para:
tot_gabriel@hotmail.com
Agradeço desde já!!

é raro ganharmos algo sem merecer!