domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Futuro

15



A cada dia que passa, o homem se aproxima mais e mais do virtual, do robótico e vai se afastando vertiginosamente do humano, do real. Daqui a poucos anos os homens terão que inventar coisas novas para fazer para ocuparem os tantos anos de vida a mais que terão. A expectativa de vida em breve ultrapassará os 100 anos, ao menos é o que dizem os especialistas. É um feito histórico e único na humanidade, ainda mais se lembrarmos que a expectativa de vida na época em que viveu Jesus era de 25 anos. O homem conseguiu transpor barreiras e tornar o inimaginável, real.

Estamos nos tornando cada vez mais mecânicos, virtuais, irreais. Tudo que ainda existe está com o tempo contado para terminar. Os livros tornar-se-ão relíquias, artigos de museu. As grandes bibliotecas serão os mostruários imponentes de um passado não muito distante mas fatalmente ultrapassado. As leituras serão todas digitalizadas, assim como as lembranças e o contato com amigos e familiares. A convivência e a experiência das coisas no mundo real tendem a se extinguir no futuro que chega e o homem fica perdido em meio ao paradoxo em que se encontra: cada vez mais robotizado, ele não consegue se livrar de algo inerente ao ser humano, os sentimentos que lhe são intrínsecos.

O homem entrará em colapso com sua evolução desenfreada, em busca cada vez mais do impalpável, do fugaz, do nada. A nadificação toma conta de nossas vidas, enquanto o homem tem de aprender a futilizar seus sentimentos e aprender a ir contra sua natureza em prol do futuro. Seremos o reflexo de nós mesmos.

15 comentários:

Muito bom o seu texto!!!! Parabéns pelo blog. Abraço.

Muito bom o seu texto!
Realmente estamos evoluindo para essa realidade.
Fiz um texto desse tipo no meu blog meses atrás.
No caso dizendo que seremos gordos devido a tanta tecnologia motorizada.rsrs
E seremos marionetes virtuais esse será o nosso futuro,obesos por trás de uma vida sintética.

Bom texto. Refletir sobre a evolução humana e pensar na questão é importante. E realmente, o vazio e a banalização de certas coisas que são importantes na vida, as vezes, tira a graça desta. Parabéns pelo blog, abraço!

Muito bem escrito seu texto!
Uma análise bem montada e coerente.... gostei

;D

Faz tempo que tenho esse pensamento... principalmente quando assisti um vídeo (muito bom) onde mostrada que daqui a alguns anos e a próxima evolução do homem será para ser um avatar (de pc).

Muito bom, fantástico o texto. O homem caminha a passos largos rumo a digitalização da sociedade, dissolução da realidade e a expansão do simulacro que já existe.

concordo com sua perspectiva! sucesso pro seu blog

você disse tudo em seu texto...bem elaborado, bem escrito...e para se pensar...em como levamos nossas vidas...

já dizia Heiddeger " o Ser humano é a nadificação do NADA " !!!

muito bom ! sucesso pro seu blog...

gosto muito dos seus textos

Nossa nunca tinha parado para pensar nisso, acho que isso já está acontecendo, o livros já são digitalizados para serem acessados da internet. O mundo muda e agnt vai mudar para pior concerteza.

BELO TEXTO.

Bjus

Adorei o texto. Realmente o homem está cada vez mais robotizado :/

http://geiciblog.blogspot.com/

Bom texto , existe GRANDES vastagens que o homem conseguiu criar , mais tem seus contras tambem!

Cara... Vc escreve muito beeem...
Parabens
http://farofanordestina.blogspot.com/
Vota na enquete lá pfv?
Parabens mais uma vez
to te seguiindo, pois vc é uma otima escritora!
:D

Este comentário foi removido pelo autor.

Tenho um certo medo dessa evolução, cada dia que passa estamos mais e mais relaxados graças a tecnologia, antes o que era para trazer conforto virou motivo de preguiça, viver 100 anos é um sonho, agora devemos realmente VIVER os 100 anos e não apenas passar cem anos vegetando.