domingo, 25 de setembro de 2011

Os cinco melhores escritores do mundo (para mim)!

26


Resolvi escrever sobre um tema que gosto muito, literatura. Dessa forma, enumerei abaixo os meus 5 escritores preferidos, que para mim são os maiores de todos os tempos. Que fique claro que é somente uma opinião pessoal, os que divergirem, podem deixar seus comentários e suas opiniões!

1. Gabriel García Márquez

O escritor colombiano foi influenciado por escritos de Franz Kafka, precisamente por “A Metamorfose”. Foi a partir daquele livro que decidiu que escreveria. Pensou consigo mesmo que se Kafka pôde colocar tantos absurdos e irrealidades no papel, ele também poderia escrever sobre o que tinha guardado dentro de si. Foi então que se tornou um dos principais expoentes do realismo mágico, ou fantástico. Basicamente toda a obra de Gabo é salpicada por uma realidade fantasiosa e imaginária, mesclando componentes reais da história e dos costumes da América Latina. Tem entre seus livros mais aclamados “Cem anos de Solidão”, “ O amor nos tempos do Cólera” e “ O Outono do Patriarca”, sendo este último seu livro preferido, apesar de ser mundialmente reconhecido pelo primeiro. García Márquez ganhou o Nobel de Literatura no ano de 1982 e está entre os maiores escritores do mundo, mas em primeiro lugar de minha lista.




2. Machado de Assis

Obviamente, valorizando o que é nosso, não poderia deixar de colocar aqui, abaixo do que pra mim é o maior de todos os tempos, o brasileiro que quebrou todos os preconceitos e é reconhecido mundialmente. Machado de Assis foi autoditada, ou seja, aprendeu a ler e escrever, e tudo o mais, sozinho. Não freqüentou escolas regulares e era filho de uma negra com um branco, numa época em que imperava o preconceito racial. Vindo de família pobre, Machado teve a ajuda de outro escritor de sua época para que desse início ao que faria dele o maior escritor brasileiro. Começou a escrever semanalmente em um jornal e seus contos publicados foram sendo aclamados e reconhecidos pelo público. Dentre as obras mais famosas de Machado de Assis estão “Dom Casmurro”, “Memórias póstumas de Brás Cubas”, “ Memorial de Aires” e “ Quincas Borba”. Machado é reconhecido pela sua vertente realista, sendo que antes de ingressar no realismo Machado escreveu alguns romances na escola literária do Romantismo, não obtendo êxito. Machado não tem Nobel, mas é o trunfo de todos os brasileiros e ocupa o segundo lugar na minha lista.


3. Pablo Neruda

Conhecido como O Poeta, Neruda foi Nobel de Literatura no ano de 1966. O grande escritor chileno é reconhecido por valorizar sua terra em todas as suas obras, declarando seu amor incondicional ao Chile. Ao longo de muitos poemas, Neruda se dedica a descrever as minas de cobre, que cercam o Chile por todos os lados, a Patagônia, lugar em que viveu muito tempo, dentre outras belezas naturais chilenas. Além desses poemas, Neruda é também o poeta do amor, sendo que grande parte de seus escritos tratam de falar de casos do coração e histórias de amor, sendo reais ou fictícias. Afora as poesias, Neruda escreveu um livro de Memórias, “Confesso que Vivi”, uma obra para ser aclamada por todas as gerações. Neruda transforma seus versos em prosa sem que percam o lirismo e relata ao leitor grandes episódios de sua vida. Ocupa então, o terceiro lugar de minha listinha!





4. João Guimarães Rosa

Esse escritor mineiro de Cordisburgo é conhecido por sua complexidade. Tem como pano de fundo de todos os seus romances o Sertão. Mas não aquele sertão conhecido pela maioria, o sertão nordestino, da seca e aridez. Guimarães Rosa retrata em seus romances o sertão de Minas e seus costumes, os grupos que reinam naquele local e quem decide o que acontece naquela terra de ninguém. Em determinadas épocas de sua vida, Guimarães Rosa foi acusado de pacto com o demônio, figura também muito discutida em suas obras, como símbolo do mal, assim como Deus, como o lado oposto, o do bem. Dentre seus livros, sem dúvida alguma “Grande Sertão: Veredas” é o que ocupa o primeiro lugar, seguido por “Sagarana”, “Corpo de Baile” e outros. O escritor também é conhecido por criar novas palavras que acabam por integrar sua personalidade diferenciada como escritor.


5. Fiódor Dostoiévski
Escritor russo de fama mundial, Dostoiévski é para mim o principal expoente da maravilhosa literatura russa. Condenado à morte por ser considerado subversivo ao regime de sua época, foi salvo no último grito e acabou escapando da forca sendo trocada a pena por anos de trabalho forçado na Sibéria. Afinal, a pena rendeu um de seus melhores livros, a meu ver, “Recordações da casa dos mortos”, além de “Memórias do subsolo”. Entre seus maiores livros estão “O Idiota”, pelo qual se tornou mundialmente conhecido, "Crime e Castigo" e "Os Irmãos Karamazóv", a meu ver, seu melhor livro, que retrata de forma completa os costumes da cultura russa e tem um belo tema de fundo para o romance: o parricídio.


Esses são, na minha opinião, os cinco maiores esritores, indispensáveis à formação, pelo menos o foram à minha!

26 comentários:

Dos 5, fico com Guimarães.
Além de um ótimo escritor, uma pessoa muuuito misteriosa.

Ah Machado de Assis, eu curto muito pode crer.

adoooorei o seu post e eu fico com o Machado de Assis pelas obras e pea história de vida e o pablo neruda pq eu amor um poema dele chamado "Aqui Te Amo" fiz até um vídeo pra o meu amor
olha aí http://www.youtube.com/watch?v=sF12ZpwDkFA

e visita meu blog tem 3 poemas de minha autoria vê lá e critica,please.
parece ter bom gosto!Rs

http://cenaplanosequencia.blogspot.com/

Amo Machado de Assis, mas discordo da colocação hein.. tem tantos outros melhores.. Amei o Blog. tô seguindo. beeijos

eu gosto muito do Leandro Cunha Azedo

num li mta coisas deles
mas vou procurar

Adorei o post.
E claro não poderia faltar a genialidade Machadiana...
Eu já ouvir falar em Gabriele Gacia Marquez e em guimarães Rosa, mas aidna não os li... (estou louca para conhecê-los)
Parabéns.
PS: obrigada pela visita, e se puder volte sempre :D

Acho que Machado de Assis deveria ser o primeiro, mas isso é questão de opinião
ótimos escritores

http://curiosomundodorock.blogspot.com/

Eu quero parceria sim, vou pegar seu banner

parabéns pela sua sensibilidade literária!
estou seguindo,siga-me também!

eu gosto de augusto cury e do walcyr carrasco
http://diariodealunos.blogspot.com/

Ah minha lista é diferente da sua, mas levo dois dos seus comigo, Fiódor (nunca consigo escrever o segundo nome) e o Gabriel García, claro sem desmerecer os outros fantásticos "autores" parabéns por gastar seu tempo com tão preciosa leitura. Pra descobrirmos mais afinidades literárias ou não fica aqui meu top 3:

Huxley, Hermann Hesse, Wilde.

Mas assim como eu sei que você também, eu poderia citar mais dezenas de outros essênciais, tipo o Poe, Baudelaire, Goethe, Kafka, Assimov e or aí vai.

Ótimo blog, melhor ainda ter te descoberto. Saudações!

Bom, para mim, faltou Clarice Lispector :PP

Eu ia gostar mais do Machado de Assis se ele não fosse tão machista.

Pra mim os melhores escritores são 3: Nelson Rodrigues( e lendo os seus textos recomendo a você, acho que vai gostar muito), Sidney Sheldon e Bukowski. o primeiro com sua forma lasciva de tocar nos maiores tabus existentes nas relações humanas, o segundo por descrever tbm as relações humanas de uma forma mais cinematográfica e o terceiro por novamente tocar nas relações humanas se utilizando de sarcasmo, escatologia, sendo extremamente ácido.

Mas admito, que tenho MUITA vontade de ler Machado de Assis.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Fiódor Dostoiévski realmente é um dos maiores dentre os grandes.
Meu preferido é Hunter Thompson, não apenas seus livros como também suas matérias jornalística, muito mais por suas experiências irresponsáveis, muito bacana.

Eu gostei da lista. Li obras de pelo menos três dos elencados. Machado, Guimarães e García Marquez. Uma escritora que eu colocaria numa lista dessas seria Clarice Lispector, para mim uma das melhores de todos os tempos.

http://123acao.wordpress.com/

Eu gostei da lista e amo muito Machado de Assis. Talentoso demais...
http://lollyoliver.wordpress.com/

Machado de Assis e Fiódor Dostoievski.

Obrigada pelas palavras no meu blog. Gostei daqui, desse estilo, de você, vamos nos comunicar por essa blogosfera.

Conheço pouco dos escritores da sua lista. Para mim, Nelson Rodrigues e Platão, Rubem Fonseca são indispensaveis!

www.papel40kg.com

Aninha eu amei esta postagem! Seu blog é incrível parabéns sucesso SEMPRE beijus

Este comentário foi removido pelo autor.

eu gostei muito disso ate me ajudou valeu