sábado, 2 de julho de 2016

Três livros para se ler em um dia

0

Boa tarde, pessoas!

Aqui vão três dicas de livros para se ler em um dia, uma tarde em que você esteja de pernas para o ar e com tempo para mergulhar nessas leituras tão deliciosas!
Obviamente, são livros mais finos, no entanto, a qualidade e o valor literário dessas obras são incontestáveis. Espero que gostem das dicas!

1. PARA VOCÊ NÃO SE PERDER NO BAIRRO


Sinopse da editora:Mais recente romance do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2014, Patrick Modiano, Para você não se perder no bairro é a saga íntima de um homem em busca da sua identidade. Curto, elegante e hipnótico, como a maioria das obras do autor, o romance conta a história de Jean Daragane, um escritor veterano cuja rotina solitária é alterada após receber a ligação de um desconhecido que alega querer devolver a ele uma caderneta de endereços e telefones. A partir do inusitado encontro num café de Paris, Modiano conduz o leitor por uma investigação detetivesca que desenterra fantasmas do passado, levando a história a um de seus temas preferidos: o período da ocupação da França pelos nazistas durante a Segunda Guerra. Em 2014, a Rocco relançou três clássicos do escritor laureado com o prêmio máximo da literatura em novo projeto gráfico – Ronda da noite, Dora Bruder e Uma rua de Roma.

A leitura é super rápida, no entanto, confesso que demorei dois dias para ler, pois não queria que acabasse, então prolonguei um pouquinho seu lugar na cabeceira. O protagonista, Jean Daragane, nos leva à uma viagem no tempo, ao seu passado e a recordações que até mesmo sua memória já não se recordava mais. O livro prende a atenção, quando, junto com a rotina nostálgica e bucólica de Jean, mistura-se o fato de um completo desconhecido encontrar a caderneta de telefones que o protagonista havia perdido, iniciando assim uma busca por um nome que constava nela e que Jean já não se recordava mais. O ambiente vai ficando cada vez mais tenso e paranoico, e o desenrolar da história nos revela boas surpresas. Leitura imperdível desse Nobel de Literatura, apenas 142 páginas que passam voando!

2. TUA

Sinopse da editora: Inés está convencida de que toda mulher, em algum momento, será traída. Assim, não fica tão surpresa quando encontra um bilhete nas coisas de Ernesto, seu marido — um coração desenhado com batom vermelho, escrito “te amo” e assinado “Tua”. Porém, quando Inés percebe que a traição do marido vai muito além do que ela pensava, trama um plano de vingança do qual não haverá volta. “Tua” é um romance policial vertiginoso, mas também um retrato implacável da vida íntima da classe média. Claudia Piñeiro capta com genialidade as vozes da sociedade contemporânea, entre elas a de uma dona de casa disposta a qualquer coisa para manter as aparências.

Um dia, pesquisando na internet um livro para ler que estivesse em promoção, encontrei Tua, da Claudia Piñeiro. Como essa autora tem muitos pontos comigo, adquiri o livro que estava em promoção na Amazon, se não me engano, paguei cerca de R$13,00. Anteriormente, já havia lido o livro As viúvas das quintas-feiras, também da mesma autora. Me apaixonei, foi uma leitura que me prendeu do início ao fim. Já o li há alguns anos, mas a história, super bem amarrada, nunca me saiu da memória. Resolvi, então, ler esse outro livro dela, que estava com muito boas críticas. Li em uma sentada. É um livro fácil de ler, muito rápido, cheio de diálogos. Logo no começo, pareceu-me uma história bobinha e meio clichê, mas depois de um determinado tempo, as novidades começam a pipocar e a leitura fica empolgante. O final é bem legal, de certa forma surpreende o leitor, que em pouco tempo de leitura, passa por várias reviravoltas na trama. É uma boa dica para uma leitura de um dia só. Não teve, pelo menos para mim, a qualidade do livro anterior que havia lido dela, mas é uma leitura ágil e bacana. Resumindo o contexto, Inés acredita que é traída pelo marido, que está com uma amante que assina Tua. Ela presume que Tua é uma pessoa, mas a história acaba mostrando ser outra. Tem um lado de suspense policial bem legal no livro. Vale a leitura, recomendo.

3. O AMANTE


Sinopse da editora: Ambientado na Indochina da década de 1920, O amante da China do Norte narra a paixão proibida de uma adolescente branca e pobre por um chinês muito rico. Entrelaçam-se na história fortes questões político-sociais, das quais emerge uma postura crítica em relação ao mundo e à própria subjetividade. É evidente na obra o comprometimento de Duras com o cinema e o existencialismo. Em um texto descritivo, mas penetrante, têm lugar destacado a infância e outras dimensões autobiográficas, assim como perspectivas essencialmente humanas, entre as quais o amor e a morte.

Esse é um livro bem curto, a edição que eu tenho, que é essa mais antiga que postei a foto, da editora Nova Fronteira, tem apenas 127 páginas. Embora curto, é um livro que me marcou muito. Li já deve fazer uns dez anos, e cheguei a assistir o filme também, cujo título é o mesmo. A história da paixão entre uma menina pobre e muito jovem e um homem mais velho, e muito rico, é a base da história, que tem como pano de fundo as memórias da autora, Marguerite Duras, que viveu sua adolescência na Indochina. O clima do livro é como uma tarde à beira da praia, um brisa suave, bucólico e nostálgico. A autora retrata a própria história como se fosse de outra pessoa, embora tenha sido vivida por ela mesma. Um relato arrebatador e autobiográfico de uma pequena parte da juventude dessa incrível escritora.


Bom pessoal, espero que aproveitem as dicas e leiam!! Livros que amo e que, com certeza, valem passar uma tarde no sofá, só para conhecer essas histórias!










0 comentários: